A Prefeitura de Plácido de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza nesta quarta-feira, 19, a 9ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento reúne diversas autoridades municipais para debaterem o tema: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de proteção integral, com respeito a diversidade”.
A programação, que acontece das 8h às 17h, conta com atividades culturais, palestras e eleição dos delegados que devem representar o município na Conferência Estadual.
O objetivo do evento é mobilizar a sociedade para proteção de crianças e adolescentes. O público alvo são profissionais e entidades que trabalham com esta parcela da sociedade. A conferência está sendo realizada o auditório da Primeira Igreja Batista (PIB) e conta com a participação de representantes de diversos segmentos sociais.
Durante a abertura da Conferência, inicialmente foi feito a composição da mesa de honra, formada pelo prefeito de Plácido de Castro, Camilo Silva, representando o Poder Executivo, o vereador Ademir Ferreira, representando o Poder Legislativo, a presidente do CMDCA, Antônia Araújo de Aquino, a Secretária Municipal de Assistência Social, Rosimara Vicenzi, a representante do Conselho Tutelar, Patrícia, além dos adolescentes Edson Marques e Alune Said representando a instituição de ensino Franklin Roosevelt.
Na abertura, houve a entonação do hino nacional e, logo após, a apresentação de crianças cantando louvores, em seguida, autoridades municipais falaram sobre o evento.
A primeira a fazer uso da palavra foi a presidente do CMDCA, Antônia Araújo de Aquino, que explanou sobre a importância do evento. "Está conferência é um momento ímpar quando se trata de participação social em uma democracia, especialmente após quatro anos sem Conferência, pois são elas em três níveis de governo que levam ao Conselho Nacional e ao Governo Federal as demandas e a realidade dos Estados e municípios, lugar onde a vida acontece de fato para os brasileiros", explicou.
A Secretária de Assistência Social, Rosimara Vicenzi, também falou sobre a importância da conferência. "Está participando com todos vocês desta Conferência, é motivo de alegria. Esperamos que ao final, possamos sair daqui com boas propostas para levar a fase estadual e quem sabe, essas mesmas propostas possam chegar a fase nacional", destacou.
Também se pronunciou o vereador Ademir Ferreira que na ocasião, representou o Poder Legislativo Municipal.
O prefeito Camilo, falou sobre a importância da conferência. "Após cumprimentar a todos, eu queria dividir a minha fala em duas partes. A primeira, pra nós fazermos uma reflexão acerca do convívio de nossas crianças e adolescentes no seio de suas famílias. Houve uma época em que ser criança ou adolescente era sinônimo de felicidade, pois o real significado de felicidade é muito amplo. A criança e o adolescente, para ser feliz de verdade, precisa gostar da escola e tê-la como um ambiente prazeroso e confortável. Precisa ter acesso ao esporte, participar de brincadeiras, interagir socialmente, frequentar uma igreja e crescer entendendo o seu papel na sociedade. Somente assim, manteremos esses futuros cidadãos, longe da violência, pois hoje há muitas crianças matando outras crianças e impondo o medo até mesmo entre os adultos. Nesse sentido, somos sabedores da importância da implantação de políticas públicas e de discussões desses e de outros temas para realmente pensarmos nas nossas crianças e adolescentes do nosso município", disse.
O segundo tema defendido pelo Chefe do Executivo Municipal de Plácido de Castro, foi voltado para a captação de recursos para as políticas de incentivo a proteção de crianças e adolescentes. Segundo o prefeito, discussões acerca do tema precisam ser aprofundadas, principalmente em relação a arrecadação federal.
Após a fala das autoridades, foi feito a leitura do Regimento Interno e após, servido um lanche aos presentes. Posteriormente, teve início a palestra com representantes do conselho gestor do fundo da infância e do adolescente. Já no final da manhã, os participantes da 9ª Conferência se dividiram em grupos para debater sobre os eixos temáticos voltados para o tema principal, momento que conforme o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente é fundamental para a elaboração de propostas que serão apresentadas posteriormente pelo município na Conferência Estadual.
Período da tarde
No período da tarde, aos serem divididos em cinco grupos, os participantes discutiram ações para a elaboração de propostas e estratégias para serem apresentadas na fase estadual e em seguida, houve o compartilhamento dos resultados e aprovação das mesmas. Por fim, serão escolhidos os delegados que representam o município na Conferência Estadual em data a ser divulgada posteriormente.
Entidades ligadas à rede de proteção social de crianças e adolescentes como CRAS, CREAS, APAE, Conselho Tutelar, Conselhos Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, e todo público presente, também puderam sugerir, discutir e participar da aprovação do regimento interno e das propostas na Conferência.