Reafirmando o compromisso de reduzir as filas de espera e dando continuidade ao programa Opera Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), realizou neste sábado, 15, a reinauguração do Centro Cirúrgico no Hospital Dr. Manoel Marinho Monte, em Plácido de Castro. O lugar estava desativado a mais de 25 anos e, após esforços por parte do prefeito Camilo da Silva, junto a Secretaria de Saúde, foi possível a reabertura desse espaço que será de fundamental importância para melhorar os serviços de saúde no município.
Durante a reabertura do Centro Cirúrgico, pelos menos 14 pacientes estavam agendados para passar por algum tipo de procedimento, sendo cirurgias de colecistectomia, cirurgias de hérnia ou pequenas cirurgias. Ao fazer uso da palavra, Camilo destacou a importância da reabertura do Centro Cirúrgico para a ampliação dos serviços de saúde ofertados no hospital de Plácido de Castro.
"Esse é um momento de extrema alegria e satisfação para a cidade de Plácido de Castro. Nosso sentimento é de gratidão ao governador Gladson Cameli, ao secretário Pedro Pascoal, da Secretaria Estadual de Saúde, aqui representado pela Dona Ana Cristina Moraes, por esse grandioso benefício que traz ao nosso município. Há 28 anos não se fazia nenhum procedimento cirúrgico neste hospital. Quantas pessoas vieram até a óbito por não terem conseguido chegar ao Centro cirúrgico. A reabertura deste espaço em nosso hospital, é uma demanda necessária e importante para o município de Plácido de Castro e região. Quem sairá ganhando será a nossa comunidade, pois é ela quem tanto necessita dos serviços prestados", pontua.
A Secretária adjunta de Saúde do Acre, Ana Cristina Moraes explicou que a reabertura do Centro cirúrgico é mais um compromisso cumprido do Governador Gladson Cameli: "Esse marco que acontece neste hospital no dia de hoje, onde 14 pacientes cirúrgicos, entre o processo de avaliação e ao procedimento cirúrgico, levou menos de 30 dias, eu pontuo que nós temos muito o que agradecer. Cotidianamente, temos seguido neste intuito de aproximar cada vez mais os serviços públicos de saúde aos pacientes. Esse é um pedido que o prefeito Camilo fez para o Dr. Pedro Pascoal [Secretário Estadual de Saúde], para que houvesse a reativação desse Centro Cirúrgico no Hospital Dr. Manoel Marinho Monte, e o Estado reafirmou esse compromisso e nós demos o prazo para que até a data de hoje [15 de abril], isso fosse possível." Disse.
Ao fazer uso da palavra, o Médico Renato Garcia, que atua há vários anos na unidade de saúde, comemorou a chegada do Centro Cirúrgico no hospital: "Eu de antemão, estou até emocionado, pois a última cirurgia que participei aqui, foi a realização de um parto cesáreo realizado na professora Francisca Rodrigues, filha da Dona Todinha, no qual nasceu a sua filha Rebeca Muniz, fato esse que, desde então, já se passaram quase 30 anos. Até o ano de 1992, pelo menos 7 cirurgias diárias eram realizadas neste hospital. De lá pra cá, com as diversas trocas de governos, esses serviços, bem como outros de apoio, foram encerrados e os pacientes que precisavam passar por qualquer procedimento cirúrgico, por mais simples que fosse, tinham que se deslocar para Rio Branco. Agora, com essa iniciativa, por fim conseguiremos realizar esses procedimentos aqui mesmo, em Plácido de Castro, sem que seja necessário o paciente ficar longe da sua família e do seu domicílio," explicou.
Camilo descreveu ainda que a reimplantação do Centro Cirúrgico no Hospital Dr. Manoel Marinho Monte, representa uma conquista muito importante para Plácido de Castro, propiciando uma melhoria na qualidade do serviço prestado, além de um aumento na quantidade de atendimentos oferecidos aos cidadãos, diminuindo as filas de espera e contemplando a demanda reprimida do município.
"A partir de agora, a reabertura desse Centro Cirúrgico, nos proporciona uma forma de redirecionar a população residente na nossa cidade e regiões próximas, para o atendimento local, sem a necessidade de deslocamento até Rio Branco ou a outros locais fora do estado do Acre. Resultando assim, em uma provável redução no tamanho das filas por cirurgias e consequentemente, nos gastos financeiros que muitas das vezes, o próprio paciente tinha que arcar do próprio bolso", finalizou.
Presenças
Dentre as autoridades, estiveram presentes, além do prefeito Camilo da Silva, os vereadores Meire de Campinas, Cleyde do Ronaldo, Socorro Formiga, Dim, a Deputada Estadual Maria Antônia e seu esposo Deda, além de funcionários do hospital e alguns secretários municipais.