• Prefeito Gedeon Barros, de Plácido de Castro, avalia os seus primeiros 30 dias de governo     sexta-feira,25 de Setembro de 2017.

    Distante cerca de 100 quilômetros da capital Rio Branco, a tranquila cidade de Plácido de Castro com pouco mais de 18 mil habitantes vive momentos de expectativas com a nova gestão conduzida por Gedeon Barros. Semblante sereno, mas com decisões firmes, Gedeon implanta um modelo de gestão que pouco tempo fica no gabinete. “Prefiro o contato com o povo às burocracias de escritório”, fala sorrindo o novo prefeito da cidade.

    Barros recebeu a prefeitura do ex-vice que mesmo com boa vontade pouco pode fazer diante do cenário político tumultuado na esfera municipal. Com o país em crise os desafios se multiplicam, mas nada que assuste Gedeon. “Não sou de ficar chorando e nem lamentando situações. Minha vida toda foi de desafios e vamos vencer mais esse”.

    Com a transição realizada em meio ao caos político vivenciado em todo Brasil, os primeiros 30 dias da nova gestão foram de avaliação da real situação da prefeitura. “Tivemos que entrar madrugada adentro por semanas para não perdemos recursos, mas já estamos nos organizando”, afirma.
     

    Fotos: ASSECOM/PMPC
     
    Com a prefeitura em situação precária e sem dinheiro o jeito tem sido, correr atrás daqueles que queiram colaborar com o novo trabalho que está sendo implantado. Com esse pensamento ele já se reuniu com os parlamentares Federais, Major Rocha, Alan Rick, Moises Diniz, Angelim, Jessica Sales, Cesar Messias, Flaviano Melo e os Senadores Petecão, Gladson Cameli e Jorge Viana. “Não vejo cor partidária e vou colar um outdoor na entrada da cidade para dizer para população que está nos ajudando a reerguer Plácido de Castro.”

    Nesse início de gestão, Gedeon já deixa claro como será pautada a sua atuação, ou seja, com muito diálogo e parceria. Prova disso, tem sido a recuperação de ramais e pontes em parceria com as comunidades, além de realizar periodicamente reuniões com secretários, vereadores e segmentos da sociedade, com a intenção de deixá-los cientes dos desafios a serem superados. A ideia, segundo o prefeito, é dar transparência total a todos os atos.

    “Podemos até cometer erros, mas ilicitude não será tolerada na nossa administração.”



    Prefeito otimista


    Mesmo com as fortes chuvas Gedeon não deixa de visitar a zona rural. Recentemente recebeu do INCRA uma patrulha mecanizada que ajudará na recuperação de ruas e ramais do município.

    Decidido a mudar a realidade de Plácido de Castro, Gedeon vem realizando semanalmente conversas nas comunidades da zona rural. Algumas inclusive sem receber a visita de um prefeito há mais de quatro anos. Pontes foram consertadas, ramais melhorados e várias vistorias estão sendo feitas para garantir a trafegabilidade dos moradores.

    Mesmo com o inverno amazônico rigoroso, o prefeito Gedeon percorre cada canto do município em diálogos com lideranças e famílias ouvindo as prioridades para que os trabalhos se intensifiquem e melhorem a vida, principalmente, das pessoas que mais necessitam. “Nossa administração será marcada por parcerias e a população será peça chave nessa mudança que pensamos para nossa cidade”, afirma.

    Recentemente o prefeito procurou a Superintendência do Incra e por meio de um requerimento solicitou a doação definitiva de quatro máquinas pesadas que ajudarão nas melhorias de ruas e ramais do município. A patrulha mecanizada composta por um rolo-compactador, uma motoniveladora, uma pá carregadeira e uma retroescavadeira que já era usada na cidade, agora é definitivamente do município. A assinatura do termo de doação do Incra passando o maquinário para Prefeitura de Plácido de Castro aconteceu na última semana na presença de servidores, secretários e pessoas da comunidade. O superintendente do órgão, Eduardo Ribeiro, disse que o processo de doação definitiva dos equipamentos será concluído em no máximo120 dias. “Gedeon foi o primeiro prefeito a nos procurar e diante de tanto esforço não poderíamos negá-lo esse pedido”.